Progressão de Personagens no RPG: Um Guia Geral Sobre Como Distribuir XP

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Salve salve, aventureiros! Hoje eu venho tratar de um assunto que muitas vezes é dor de cabeça para mestres de RPG: distribuição de XP e progressão de personagens. Qual a quantidade ideal de XP por sessão? Como Distribuir? Quando conceder XP extra? Quais as vantagens e desvantagens de uma progressão mais lenta ou mais rápida? Vamos resolver essas e várias outras questões hoje! Vem comigo!

O que é experiência?

Antes de tudo, vamos definir o que significa XP: pontos de experiência são parte integrante de quase todo sistema de RPG, responsáveis por marcar a progressão mecânica dos personagens, fazendo com que se tornem mais fortes ou mais versáteis conforme a narrativa se desenrola. Em alguns sistemas, os pontos de experiência são usados para “encher uma barra”, que fará o personagem subir de nível, enquanto em outros jogos de progressão mais livre, o XP pode ser usado diretamente para a compra de Habilidades, Atributos, Magias e Equipamentos. Certo, e daí?

Ganhar XP significa progredir, mas é importante notarmos que essa é só uma das formas possíveis de se progredir com um personagem de RPG; além da sua progressão mecânica intrínseca, há ainda a progressão da sua personalidade, dos seus contatos in game, dos seus equipamentos e da sinergia do seu grupo. Distribuir XP não é tarefa fácil porque todos esses fatores precisam ser considerados: um grupo que ganha menos XP precisa ser balanceado com um prêmio maior em itens, ganchos narrativos favoráveis ou talvez alguma habilidade ou magia única.

Distribuir XP igualmente ou premiar cada jogador separadamente?

Essa questão é antiga e existem vantagens e desvantagens nas duas abordagens; quando você distribui XP individualmente para os personagens pode fazer com que a progressão seja mais justa caso seus jogadores não se esforcem na mesma medida ao longo da campanha. Você terá mais trabalho para fazer a divisão e também para criar os desafios, já que eventualmente seus PJs não estarão no mesmo nível de poder durante a construção da narrativa; esse método pode ajudar a estimular aqueles jogadores que não interpretam tanto ou costumam participar menos a se empenharem mais nas próximas sessões, visto que seus personagens ficarão para trás caso não o façam, mas se você como mestre não souber agir com imparcialidade, pode acabar tendo o efeito contrário, desestimulando jogadores que podem sentir que estão ficando para trás injustamente.

Distribuir XP igualmente para o grupo é um caminho mais fácil e mais seguro, mas pode acabar sendo uma escolha ruim caso a participação dos seus jogadores seja muito discrepante, fazendo com que alguns dos jogadores carreguem a progressão do grupo todo nas costas e sintam-se injustiçados por fazer mais e receber o mesmo prêmio; certifique-se de usar outros caminhos para estimular os jogadores menos participativos se você utilizar o método de distribuição uniforme, como premiar os jogadores mais esforçados com equipamentos especiais, contatos importantes na narrativa ou o uso de mecânicas como pontos heroicos, que são bastante comuns nos RPGs atuais.

Equipamentos, vantagens narrativas e contatos.

Como já comentei acima, progressão não é só uma questão de distribuir meros pontos de experiência; qualquer coisa que enriqueça um personagem e possa lhe conferir qualquer vantagem durante a construção da narrativa faz parte de sua progressão, então premiar os PJs com equipamentos úteis, itens mágicos e acesso a redes de interesse (guildas, forças armadas, NPCs poderosos que podem fazer favores…) também é parte importante da progressão do seu grupo.

Progressão lenta ou progressão rápida?

Como regra geral, quanto mais longa você pretende que sua campanha seja, mais lenta deve ser a progressão de personagens; campanhas curtas tendem a não ter muita graça se os personagens terminarem a história quase tão fracos quanto começaram, enquanto campanhas longas podem sair de controle se a progressão for rápida demais. A minha sugestão é que você acelere a progressão sugerida do seu sistema de regras caso pretenda narrar uma campanha curta (poucas aventuras, alguns meses ou semanas) e desacelere a progressão caso pretenda narrar uma campanha que dure muitos anos (mas de preferência só faça isso depois de já estar jogando há um ou dois anos, afinal, nunca sabemos quanto tempo um grupo pode se manter unido).

Quanto se progride por sessão?

Juntando tudo o que vimos até aqui, podemos fazer um balanço da medida ideal de progressão por sessão; é comum na maioria dos sistemas de RPG que você progrida rapidamente nas primeiras sessões e depois leve mais de uma sessão para somar pontos de experiência suficientes para subir de nível ou comprar uma nova habilidade. Desta forma, os jogadores se sentirão recompensados em todas as sessões no início, mas isso irá se espaçar com o passar do tempo. Para equilibrar isso, o ideal é que o narrador conceda outros tipos de progressão nos intervalos.

Por exemplo: você começa uma campanha de D&D, e nas duas primeiras sessões os personagens sobem de nível (do primeiro para o segundo, e do segundo para o terceiro). Na terceira sessão, os personagens não somam experiência suficiente para subir de nível (isso só acontecerá no final da quarta sessão), então, para manter a sensação de progressão do grupo, você os premia com alguns itens úteis encontrados no tesouro de um monstro que eles derrotaram no final da terceira sessão; desta forma, embora os personagens não tenham subido de nível, na quarta sessão eles estarão mais bem equipados que na terceira, e assim consequentemente mais fortes.

Mantenha este ritmo: sempre que os personagens não subirem de nível ao final de uma sessão, certifique-se de que eles terão acesso a equipamentos melhores, uma boa quantia em ouro ou uma vantagem narrativa com algum NPC importante; o essencial é que o grupo não fique nenhuma sessão sem sentir o progresso, mesmo que não subam de nível no final de cada tarde de jogo.

Não se esqueça também de premiar seus jogadores, eventualmente, com alguma realização pessoal para seus personagens; saiba quais são seus objetivos individuais e permita que eles avancem na construção de suas personalidades, fornecendo pistas para os caminhos que eles buscam e dando oportunidade de brilharem individualmente em uma ou outra sessão de jogo; estes momentos de protagonismo extra são extremamente gratificantes para os jogadores e deixam sua história muito mais rica.

E por hoje é isso! Curtiu o post? Dúvidas? Sugestões? Deixa aí seu comentário, e não esquece de compartilhar nas redes sociais! ;]

Um abraço de Urso-Coruja, e muito loot pra vocês!

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